Cavalier King Charles Spaniel Português

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum dedicado à raça Cavalier King Charles Spaniel em Portugal. Ponto e encontro de criadores e donos de Cavaliers portugueses.


    Cuidados de Beleza e Bem Estar

    Admin
    Admin
    Admin


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 02/05/2011

    Cuidados de Beleza e Bem Estar Empty Cuidados de Beleza e Bem Estar

    Mensagem  Admin Seg maio 09, 2011 1:58 pm

    O Cavalier é uma raça de fácil manutenção, mas que necessita de uma rotina, para se manter sempre no seu melhor.

    Pêlo
    Primeira regra: Não se corta o pêlo do Cavalier!!!O pêlo cortado demora imenso a crescer e cresce em ritmos variados, o que torna difícil recuperar a beleza original.
    Os únicos pêlos que devem ser cortados, são os pêlos que crescem por baixo das almofadas das patas. Se não forem cortados, este pêlos acomulam muita sujidade, provocando feridas e inflamações.
    Mas atenção, não corte os pêlos entre os dedos, que dão o ar de pantufa às patas. Sempre que o Cavalier sair, antes de entrar em casa, o dono deve verificar se as patas estão limpas e limpá-las.

    O Cavalier deve ser escovado de 3 em 3 dias, mas as suas orelhas devem ser escovadas diariamente. Como são longas e peludas, e como o Cavalier gosta de andar sempre a cheirar o chão, facilmente se sujam. Uma escovadela diária basta para manter as orelhas com bom aspecto.

    O banho: O Cavalier não precisa de muito banho. No Inverno um banho basta, mas pode-se aumentar a frequência com a vinda do calor. Um banho por mês deve ser o máximo aconselhado. No entanto, no pico do calor, pode molhar o seu Cavalier para se refrescar. O banho deve ser sempre com água quente e champô e condicionador próprios para cão. Se o banho for dado em casa, o pêlo deve secar naturalmente, pois os nossos secadores podem irritar a pele do Cavalier, provocando-lhe caspa.
    Durante o banho deve ter cuidado com os ouvidos do seu Cavalier. Os ouvidos dos cães são verticais e situam-se para baixo da orelha, pelo que é muito fácil entrar água e difícil de sair. Pode colocar bolas de algodão para vedar os ouvidos. No final do banho pode limpar os ouvidos com produto próprio, indicado pelo veterinário.

    Apesar de não tomar muitos banhos, o Cavalier precisa de uma higiene frequente.
    Os olhos:
    Como têm olhos lacrimejantes, por vezes o seu focinho cheira muito a cão. Poderá lavar-lhe a cara, normalmente, com água quente e champoo não irritante para os olhos, ou evitar que o champô normal toque nos mesmos. Poderá suprimir esta tarefa se diariamente limpar os olhos com soro fisiológico. Se os olhos estiverem vermelhos e irritados, aplique gotas oftálmicas, receitadas pelo veterinário.
    Os ouvidos:
    O Cavalier tem orelhas pendentes que tapam e abafam os ouvidos, facilitando o aparecimento de otites. Poderá evitá-las com as seguintes medidas:
    Não deixar que o seu Cavalier viaje com a cabeça fora do carro;
    Limpar os ouvidos com produto próprio (receitado pelo veterinário) semanalmente, ou mensalmente (quando toma banho);
    Tapar-lhe os ouvidos com bolas de algodão sempre que o Cavalier se molhe;
    Levantar e abrir as orelhas, em casa, quando o Cavalier está a dormir;

    Os dentes
    O Cavalier, como vários cães de focinho curto, são mais proprícios à sujidade dentária. Consequentemente, se não for vigiado, poderá ter problemas.
    A partir dos dentes definitivos o Cavalier deve comer regularmente snacks de higiene dentária. Se achar necessário, poderá escovar os dentes do seu Cavalier. Existem pastas e escovas de dentes próprias. Informe-se com o seu veterinário, ou numa loja de animais. Inicialmente esta tarefa pode não ser fácil, por isso não espere resultados impecáveis. Vá lavando com frequência, sempre sem obrigar, sempre numa base de convívio e mimo.
    Ao informar-se com o seu veterinário, poderá conhecer ainda pastas dentríficas destruidoras das cadeias de bactérias. Estas pastas são muito mais fáceis de administrar, basta colocá-las na boca do animal.

    As unhas

      Data/hora atual: Qui Mar 28, 2024 3:12 pm