Fórum dedicado à raça Cavalier King Charles Spaniel em Portugal. Ponto e encontro de criadores e donos de Cavaliers portugueses.


    Estalão não oficial, baseado nos estalões não oficiais apresentados pelos Clubes da Raça

    Admin
    Admin
    Admin

    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 02/05/2011

    Estalão não oficial, baseado nos estalões não oficiais apresentados pelos Clubes da Raça Empty Estalão não oficial, baseado nos estalões não oficiais apresentados pelos Clubes da Raça

    Mensagem  Admin em Qua Maio 04, 2011 3:58 pm

    Cavalier King Charles Spaniel – Estalão da Raça


    Geral: Um cão activo, gracioso e equilibrado. Muito alegre e solto; destemido e de carácter desportivo, mas ao mesmo tempo gentil e afectuoso.

    Cabeça: O crânio é ligeiramente redondo, mas sem ser saliente; deve parecer liso, devido às orelhas implantadas altas.
    Olhos: Grandes, redondos e bem separados; cor castanho quente, muito escuro, dando um olhas límpido e lustroso. Deve haver ligeiras almofadas debaixo dos olhos, que contribui muito para a expressão doce e gentil, característica da raça.
    Falhas: olhos pequenos, amendoados, proeminentes ou claros. Contorno branco.
    Nariz: Stop raso. O comprimento do focinho, desde a base até à ponta do nariz, deve ser, pelo menos de 1-1/2 inches. As narinas devem ser bem desenvolvidas e negras. Narizes pontiagudos ou empinados e manchas brancas no nariz são falhas graves, com também o são narinas pequenas.
    Focinho: Bem cónico ao nível da boca; lábios bem envolventes. Falhas: focinho afiado, arrebitado ou achatado. Lábios pendentes. Marcas de pele – manchas de pigmento rosa que se vêem através do pêlo do focinho.
    Dentes: Fortes e equilibrados, preferentemente a fechar em tesoura, sendo permitida uma leve irregularidade. Bocas com dentes inferiores avançados são falhas graves; no entanto, se for ligeiro, numa cabeça bem equilibrada, com a expressão correcta e doce, não deve ser penalizada em relação a um cão com dentes correctos, mas expressão apática ou dura.
    Falhas: dentes fracos, ou tortos, maxilar torto.
    Orelhas: Altas e afastadas, no topo da cabeça. Longas, com muito pêlo sedoso, comprido e volumoso. Quando o cão está em alerta, as orelhas devem enquadrar a cabeça.

    Pescoço:Longo, sem a garganta saliente, musculado o suficiente para criar um ligeiro arco na crista. Assenta em ombros inclinados.
    Ombros: Ligeiramente inclinados para trás, em ângulo moderado, para dar o aspecto característico de top class e presença.

    Corpo: Curto e acoplado, com costelas escorridas e não redondas. Peito profundo moderado, com amplo espaço para o coração. O nível das costas termina nuns quartos traseiros fortes e musculosos. Corpo mais estreito no flanco do que na última costela, mas sem aparência esgalgado.

    Pernas:
    Pernas da frente direitas e bem por baixo do cão. Osso moderado, cotovelos próximos dos lados. Pernas traseiras, moderadamente musculadas; joelhos bem torneados; jarretes bem descidos. As pernas traseiras, vistas de trás, devem ser paralelas desde a jarreta até ao calcanhar. Quartelas fortes e pés compactos com almofadas bem espessas. O cão distribui-se igualmente nas quatro patas.
    Falhas: cotovelos soltos, pernas tortas; joelhos tortos, pé de vaca, quartelas fracas, pés abertos.

    Cauda: Posicionada ao nível das costas em linha recta. Deve estar em constante movimento, característica da raça.
    Amputar: é opcional. Independentemente, a cauda tem de balançar o corpo. Se cortada, não deve ir além de 1/3. Os cães com branco devem sempre ter a ponta branca, mesmo que a cauda esteja cortada.

    Pêlo: Longo e sedoso e muito suave ao toque. Livre de caracóis, apenas uma leve ondulação. Muito pêlo comprido nas orelhas, pernas, cauda e patas.
    Corte: Nenhum corte é permitido. No entanto, é desejável remover os pêlos que crescem de baixo das patas, entre os dedos.

    Tamanho:
    Altura: 30 a 33 cm no garrote;
    Peso: proporcionado à altura, entre 5 e 8 kg. Estes são os pesos e medidas ideais. São permitidas algumas variações e o cão deve ser penalizado só em comparação com um de aparência geral, tipo e qualidade equivalentes. O exemplar pequeno é tão penalizado como o exemplar grande de mais.

    Cores:
    Blenheim: Manchas avelã vivas, bem repartidas num fundo branco pérola. As orelhas devem ser vermelhas e a cor simetricamente separada na cabeça, por uma mancha branca pérola comprida, desde o nariz à cabeça. No seu centro é desejável que tenha o losango, diamante, a pinta Blenheim, muito desejada nesta variante.
    Tricolor: Preto corvo em manchas bem repartidas em fundo branco pérola; marcas fogueadas nos olhos, bochechas, no interior das orelhas e debaixo da cauda.
    Ruby: Totalmente castanho avermelhado.
    Black-and-Tan: Preto corvo com marcas fogueadas nos olhos, bochechas, dentro das orelhas, no peito, pernas e debaixo da cauda.
    Falhas: Manchas brancas em variantes de uma só cor; Excesso de pintas e pequenas manchas em Blenheims e Tricolors.


      Data/hora atual: Ter Out 15, 2019 9:35 pm