Cavalier King Charles Spaniel Português

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum dedicado à raça Cavalier King Charles Spaniel em Portugal. Ponto e encontro de criadores e donos de Cavaliers portugueses.


    Como escolher um Cavalier?

    Admin
    Admin
    Admin


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 02/05/2011

    Como escolher um Cavalier? Empty Como escolher um Cavalier?

    Mensagem  Admin Sáb maio 07, 2011 4:56 pm

    Ao escolher um Cavalier, o pretendente irá deparar-se com variadas ofertas no mercado, algumas enganosa, outras exploratórias, outras honestas. Muitas vezes, acaba-se por fazer uma escolha errada, da qual se poderá arrepender.

    O mais importante é a espera.
    Não se compra um cão de um dia para o outro. E quem tem o desejo e oferecer um cachorro no Natal, ou num aniversário, terá de planear essa "prenda", com bastante tempo de antecedência.

    Escolher o cachorro.
    O cachorro escolhe-se pelo criador.
    É importantíssimo, que se contacte ou visite vários criadores antes da escolha, para avaliar as condições em que os progenitores vivem e garantir que o cachorro escolhido é criado num ambiente saudável. Qualquer pretendente deve desconfiar de todas as ninhadas em que nem a mãe, nem o pai estão presentes: essas ninhadas podem ser vítimas de tráfico, provenientes das terríveis "puppy mills - fábricas de cães".
    Nesta escolha, coloca-se a opção com ou sem registo?
    O registo, pedigree, LOP, é o certificado de pureza do exemplar, com a sua ascendência até à 4ª geração. Um registo permite avaliar potencialidades de um cão e prever a sua descendência, com base nos seus ascendentes. Para além disso, é o único documento que permite a participação do cão em exposições caninas oficiais.
    Mas os dados mais úteis que um registo pode fornecer a qualquer pretendente, são relativos à existência ou não de consanguinidade no seu pedigree. Cruzamentos de pais com filhos, ou entre irmãos têm efeitos gravíssimos na sua descendência, aumentando exponencialmente a ocorrência de doenças genéticas, de defeitos congénitos etc.
    O Cavalier tem as suas doenças genéticas, como qualquer raça. Por isso é importantíssimo, que qualquer pretendente a um Cavalier se certifique que a sua herança genética é saudável, garantindo a saúde do seu Cavalier.
    Se comprar um Cavalier sem registo, não garante nada. Não pode ter 100% a certeza de que o exemplar é puro e, mais grave que isso, não saberá a sua proveniência. Para além disso, os seu progenitores podem estar a ser explorados, perante a sua ignorância, por não obedecerem a regras de criação oficiais.

    Por estes motivos, apenas incentivamos a comprar a criadores registados no CPC-Clube Português de Canicultura, ou clubes internacionais, reconhecidos pelo FCI-Federação de Cinologia Internacional.
    Quem tem um Cavalier sem registo, tem uma caixa de surpresas. Não quer dizer que não terá a mesma qualidade de um Cavalier registado, mas o dono estará a correr mais riscos.

    Para se certificar que o cachorro escolhido tem registo no CPC, terá a seguintes opções:
    1º Ver os LOPs dos progenitores;
    2º Pedir ao criador o nº de registo da ninhada e confirmar no CPC a sua existência;
    3º Pedir ao CPC a lista de criadores com ninhadas. Poderá fazer esse requerimento on-line, no site do Clube;

    Que tipo de Cavalier deseja? Companhia, criação, exposição?
    Esta é uma escolha que irá influenciar o preço a pagar pelo seu Cavalier.

    Se a sua opção é a companhia, poderá escolher um Cavalier puro de criação certificada, que não obedece ao estalão. Lembre-se que o estalão oficial de cada raça apenas tem em média 25% de correspondência dos exemplares existentes. Ou seja, um cão pode não cumprir o seu estalão a 100% e continuar a ser puro e com as qualidades principais da raça. Esta é a opção mais económica.

    Se a sua opção é a criação, terá escolher um exemplar o mais próximo do estalão possível, tendo em atenção a sua ascendência para prever a sua descendência. Não tem obrigatoriamente de ser descendente de campeões, deve apenas ter bom sangue. Poderá optar por escolher este exemplar no estrangeiro e importá-lo. Tal decisão é um bom contributo para a criação portuguesa, já que irá inserir novo sangue e novas linhagens na criação de Cavaliers, cá em Portugal.

    Se a sua opção é a exposição, terá de escolher minuciosamente o seu Cavalier. Esta é a escolha mais difícil e requer experiência. Também poderá ser a mais dispendiosa. Terá de ter em atenção a ascendência do exemplar e ter em atenção a sua linhagens de campeões. Mais uma vez a compra no estrangeiro poderá ser uma boa opção, já que em certos países a tradição da criação de CKC é já muito antiga, sendo rico o seu historial de campeões. Mesmo escolhendo entre as melhores linhagens do mundo, um pretendente inexperiente pode comprar um Cavalier sem perfil para exposição. Não é por ser de uma família de campeões, que o cão será campeão. Aqui a experiência e conhecimento da raça imperam. Quanto melhor se conhece, melhor se consegue avaliar o cachorro, seus progenitores e sua ascendência, para se garantir que se compra um campeão. Por último ainda é possível comprar um exemplar já exposto e premiado, que garante o seu sucesso. Esta é sem dúvida a opção mais dispendiosa na compra de um Cavalier. Mais uma vez a experiência no mundo das exposições é requerida, pois se o dono não perceber nada do assunto, o cão não irá desfilar bem e perderá as qualidades ganhas pelo treino dos seus criadores.



      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 5:03 pm