Cavalier King Charles Spaniel Português

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum dedicado à raça Cavalier King Charles Spaniel em Portugal. Ponto e encontro de criadores e donos de Cavaliers portugueses.


    Características do CKC

    Admin
    Admin
    Admin


    Mensagens : 17
    Data de inscrição : 02/05/2011

    Características do CKC Empty Características do CKC

    Mensagem  Admin Sáb maio 07, 2011 3:02 pm

    Quem pensa que o Cavalier é mais um pequeno cão, peludo, fofinho, com ar alegre e amistoso e apenas isso, desengane-se!

    O Cavalier é um cão cheio de personalidade e carácter. É um grande cão, num cão pequeno.
    Em traços geral, o Cavalier é um cão completamente dócil e incapaz de morder. É um cão bem disposto, alegre, que coloca o dono no centro do seu mundo.
    Por estas características, o Cavalier é um cão muito indicado para crianças, que adora especialmente, idosos, ou pessoas com deficiência. Os exemplares mais calmos podem ser usados em variadas terapias.

    Os mais enérgicos são especialmente bons para a brincadeira! O Cavalier em geral, se no dia-a-dia nos parece um cão calmo e pachorrento, sabemos que basta um tom, um som mais alegres, ou os sinais certos do dono a dizerem "brincadeira" que desperta num segundo. Revela-se de uma energia imparável! Como é descendente de cães de caça, não precisa de aprender brincadeiras, como o "busca e trás", as escondidas, etc. Ele instintivamente já nasceu com elas. O dono apenas tem de brincar com o seu Cavalier, desde tenra idade, para lhe aguçar o instinto.

    Como há séculos que é cão de companhia por excelência, o Cavalier derrete-se com cada carinho do dono e adora dar carinho ao dono. O seu dono é tudo para ele. E quem já cometeu o erro de deixar o seu Cavalier dormir na sua cama, sabe que ele não está ali pela cama. Está ali pelo dono, deitando-se sempre em cima, ou ao lado dele, ou pelo menos sente necessidade de sentir que o dono está lá.
    O Cavalier quer estar 24 horas com o seu dono, mas habitua-se facilmente aos seus horários. No entanto precisa de atenção e de tempo com o dono, para dizer-lhe que o ama e sentir o amor do seu dono de volta.

    Como é que o Cavalier diz que nos ama? Não há nada mais óbvio nele! É um cão que anda sempre atrás de nós, sem esperar recompensa. Podem estar a dormir ferrados que, se o dono sai do aposento, o Cavalier acorda e vai atrás. É capaz de passar por momentos extremamente desagradáveis para ele, apenas porque é o dono a proporcioná-los, sem esperar recompensa. Se nos desapontam, os Cavaliers são os cães mais infelizes e arrependidos do mundo, tentando logo fazer as pazes. E todos os dias quando chegamos a casa são os 5 minutos mais felizes deles, em que correm, saltam, roncam e comovem-se de felicidade! Tudo isto é amor! Mas o Cavalier pode ir mais longe nas suas demonstrações, quando, em vez de esperar mimos, vai ter com o dono para o mimar. Estas demonstrações variam de Cavalier, para Cavalier, mas em geral adoram beijar o dono, afagá-lo com o focinho, lamber-lhe as mãos e saltar-lhe para o colo, em que colocam a sua cabeça nos seus braços ou ombros e aninham-se no seu pescoço. Isto é Amor!

    Com tanto amor para dar, um Cavalier sofre se não o poder dar ou não tiver retribuição. Por isso, requer-se uma relação estreita e íntima com o dono. Este não pode olhar para o seu Cavalier como mais um cão (não desfazendo nos outros cães). Deve aceitar e desfrutar dos carinhos do seu Cavalier e deve retribuí-los. Quando há alguma coisa desagradável que o dono tem de fazer ao seu Cavalier, não o deve obrigar. Deve seduzi-lo, com palavras doce, elogiando-o sempre enquanto ele cede. Ele percebe tudo, mas entrega-se com passividade.

    Devido a esta íntima relação que o Cavalier gosta de manter com o dono, devido aos seus instintos de caça e principalmente devido ao seu dono ser o seu centro, o Cavalier torna-se um cão fácil de treinar. Não é das raças mais perspicazes, mas consegue uma atenção extraordinária ao dono e sente-se realizado em conseguir cumprir as ordens. O truque é brincadeira+exigência=resultado=recompensa!
    Podem ler mais sobre este assunto na secção "Dicas para o treino básico".

      Data/hora atual: Sáb Abr 27, 2024 1:50 am